Andar do cavalo promove estímulos que ajudam na reeducação das funções motoras, explica fisioterapeuta

Andar do cavalo promove estímulos que ajudam na reeducação das funções motoras, explica fisioterapeuta

Cristian Espíndola, que atua na Equoterapia Daoud, explica como a fisioterapia ajuda na melhoria da qualidade de vida dos praticantes

Um dos pilares do principal tripé de sustentação da equoterapia, ao lado da psicologia e da equitação, a fisioterapia atua na melhoria da coordenação motora, da postura de tronco e cervical, da força muscular e dos estímulos sensoriais dos praticantes. Desde o início do tratamento, o trabalho do fisioterapeuta é fundamental, já que esse profissional participa da triagem dos interessados. Ele faz a avaliação física e a anamnese, ou seja, uma entrevista inicial, para verificar se a pessoa está apta à prática da equoterapia.

“Minha atuação é focada principalmente nos praticantes que apresentam alteração no quadro motor”, explica Cristian Daniel Espíndola, fisioterapeuta da Equoterapia Daoud, de Limeira. “O fisioterapeuta é o profissional mais qualificado para esse tipo de atendimento”. Cristian conheceu a equoterapia durante seu curso de graduação e, como já gostava de cavalos, procurou a Daoud, onde foi contratado como estagiário.

Desde então, especializou-se na andadura do cavalo e em como ela proporciona o movimento cinesioterapêutico, responsável por fortalecer e alongar os músculos. “A principal contribuição do cavalo para os atendimentos é o seu passo e os estímulos que ele promove durante esse movimento”, detalha. “O andar do animal causa uma sensação bastante semelhante ao andar da pessoa, e assim trabalha a reeducação das funções motoras”.

Cristian destaca que, do ponto de vista da fisioterapia, a equoterapia é indicada principalmente para alterações neuromotoras, geralmente associadas a outros quadros clínicos patológicos. Ele observa que, quanto antes o tratamento for iniciado, melhor. “A estimulação precoce dá resultados mais significativos em diversas terapias, principalmente nas alterações motoras, e o mesmo se aplica à equoterapia”, justifica.

No dia a dia, entre praticantes da equoterapia e os cavalos que contribuem para melhorar a qualidade de vida de tanta gente, o fisioterapeuta se sente realizado. “É muito gratificante essa participação que temos na vida do praticante, e ter o reconhecimento do trabalho e dos resultados adquiridos é o que me traz paixão pela minha profissão”.

SOBRE A EQUOTERAPIA DAOUD

Em atividade desde 2003, a Equoterapia Daoud conta com uma equipe de profissionais de diversas áreas ligadas ao desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. É filiada à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE), que determina que, para ser considerado um centro de equoterapia, é necessário contar com profissionais de fisioterapia, psicologia e equitação, além de oferecer um local para as atividades que proporcionem atendimento de qualidade e conforto aos praticantes. Com ajuda de apoiadores (pessoas físicas e jurídicas), a Equoterapia Daoud disponibiliza também atendimento gratuito a pessoas de baixa renda. São realizados ainda atendimentos pelos convênios com Medical, Unimed e Frei Galvão.

APOIADORES

Boneca Makeup, Limeirense Fertilizantes, Terra Firme Empreendimentos Imobiliários, FC Joias, Roque Imóveis, Cotali Caminhões e Ônibus, Iochpe-Maxion, Tatu Pré-moldados, Visual Joias, CCS Tecnologia e Serviços, Mineração Barrocão, GF Brutos, Garcia Terraplenagem, Batistela Assessoria Imobiliária, Newmaq Eletrodomésticos, Bema Consultoria, Amigos do Bem e Presscom Comunicação.

PARCEIROS

Associação Limeirense de Autismo Mundo Melhor, Amigos Especiais de Limeira (AEL), Integrar Núcleo de Psicoterapia e Estimulação, Intensiva Clínica de Neuroreabilitação, Frei Galvão, Medical e Unimed.