Quem Somos

CONHEÇA A DAOUD!

A Equoterapia Daoud trabalha no atendimento de crianças, adultos e idosos, com diversos tipos de deficiência. Neste trabalho, o cavalo é utilizado em uma abordagem interdisciplinar que une técnicas de equitação e atividades equestres. Fundada em 2003, o projeto foi apresentado para o Presidente da Hípica, o qual nos abriu as portas. Iniciamos com uma equipe de três profissionais: psicóloga, fisioterapeuta e equitadora/pedagoga. Essa equipe é o tripé básico para que o trabalho possa acontecer seguindo as normas da ANDE (Associação Nacional de Equoterapia).

Os resultados e as evoluções dos praticantes mostravam e continuam mostrando o quanto esse tratamento é eficaz.

Juntamente com o número de praticantes, a nossa equipe cresceu. Hoje contamos com 11 profissionais. A associação conta com fisioterapeutas, psicólogos, pedagoga, equitador, auxiliar-guia e assistente social.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais (ANDE BRASIL).

O simples andar do cavalo faz dele uma máquina terapêutica capaz de garantir ao praticante uma capacidade motora que não possuía, e assim, retribuir-lhe, pelo menos em parte, as funções atrofiadas pelo comportamento físico.

A percepção que o praticante tem com os movimentos e a sensação de liberdade em cima do cavalo é um estimulo uma motivação.

O cavalo é utilizado com fins terapêuticos pela docilidade, força, porte e por se deixar montar. Ao se relacionar com o animal, o praticante passa a aceitar, resgatando sua autoestima, já que o cavalo também o aceita, independentemente de sua condição.

Nosso objetivo maior é proporcionar ao praticante o desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando seus limites e visando sua integração na sociedade, proporcionando benefícios físicos, psicológicos, educativos e sociais.


 

Por que do nome Daoud?

A Equoterapia Daoud surgiu do sonho de algumas terapeutas em unir a paixão por cavalos e tornar possível a reabilitação e bem-estar de quem fosse precisar… O cavaleiro João Bernardino (da cidade de Rio Claro), abraçou a causa e fez a doação de seu melhor cavalo. Era ele, o Daoud, um cavalo imponente, ágil e campeão de Força Livre, porém um cavalo sem nenhuma característica para trabalhos em equoterapia, por sua agitação…. Engano nosso… A sensibilidade do cavalo, veio nos surpreender, nos testes e preparação ele demonstrou sua ótima interação com as crianças, docilidade e percepção dos sentimentos…Era o cavalo perfeito.

Confiantes em sua boa índole e bom comportamento passamos a utilizá-lo nas terapias, onde o mesmo cumpriu seu papel perfeitamente conosco por 10 anos. Com essa linda história, nosso nome não poderia ser outro. Então Daoud, obrigado por ter participado dessa missão.

Curiosidade: O nome Daoud é de origem árabe e significa “amado”.

 

 
 
 
 

Para quem o tratamento é indicado?

A prática da equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os diversos quadros clínicos, entre eles:

  • Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas;
  • Sequelas de traumas e cirurgias;
  • Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais;
  • Distúrbios de aprendizagem e linguagem;
  • Entre outros.

Modalidade