Com microcefalia, Agatha é só alegria nos dias de ir para as atividades da Equoterapia Daoud

Com microcefalia, Agatha é só alegria nos dias de ir para as atividades da Equoterapia Daoud

Criança de quase 6 anos vem colecionando conquistas desde que os cavalos entraram em sua vida

“Um poço se abriu abaixo de mim, um poço que parecia não ter fundo”. É desse modo que Aline Barbosa Soares descreve o momento em que recebeu a notícia de que sua filha Agatha, que nascera 20 dias antes, tinha microcefalia. Um turbilhão de dúvidas e inseguranças preencheu sua mente, enquanto a criança se recuperava na UTI Neonatal, após nascer prematuramente de uma gravidez bastante complicada.

Aline teve dengue no terceiro mês de gestação e sofreu com a pressão alta que originou eclampsia. Com apenas 30 semanas, Agatha nasceu. “Eu me perguntava como seria dali para frente, o que eu tinha feito de errado na gravidez, imaginava se ela sentiria dor e me questionava se eu conseguiria cuidar dela”, recorda-se a mãe. Contando com apoio da família e dos amigos, Aline recebeu a nenê nos braços após quase dois meses de internação.

Dali em diante, ela diz que não pensou mais em como a deficiência da menina afetaria a vida da família. “Eu só sentia amor por minha filha”, conta. “Os dias se passaram, passaram-se anos e muitas vivências; dias difíceis, dias maravilhosos, anos terríveis e anos encantadores, mas sempre com fé, alegria e muito amor”.

QUANDO AS DIFICULDADES FICAM DE LADO

Com quase 6 anos, Agatha vem tendo a oportunidade de passar por algumas terapias. De todas elas, a preferida é a equoterapia. Cadeirante, a criança tem dificuldades de fala e se alimenta por meio de uma sonda. Todas essas dificuldades, porém, ficam de lado quando ela sobe em um dos cavalos da Equoterapia Daoud, de Limeira, que realiza as atividades na Hípica de Limeira. Aline fez três anos de hipismo e é apaixonada por cavalos e, assim, ficou animada quando viu uma reportagem sobre equoterapia.

“Achei incrível, é um trabalho lindo tanto dos profissionais quanto dos cavalos”, afirma. Ela diz que, desde que começou a frequentar a Equoterapia Daoud, Agatha vem apresentando mais firmeza na coluna, consegue sustentar a cabeça por mais tempo e aumentou a percepção sobre tudo que a rodeia. “Quando é dia de equoterapia, ela se enche de energia e alegria, adora a natureza, a equipe e os cavalos”, destaca.

Aline é só elogios ao trabalho da Equoterapia Daoud. “Os profissionais têm todo cuidado e preocupação em deixar as crianças bem e dedicam um carinho especial aos praticantes e suas famílias”, ressalta. “A Agatha recebe uma terapia de ótima qualidade, com uma excelente equipe de profissionais e animais e o local também é muito bom”.

“Deixo meu apelo às empresas para que apadrinhem esse projeto e também às pessoas que possam fazer doações para manter crianças como a Agatha na Equoterapia Daoud, dando a elas a oportunidade de evoluir”, afirma Aline.

SOBRE A EQUOTERAPIA DAOUD

Em atividade desde 2003, a Equoterapia Daoud conta com uma equipe de profissionais de diversas áreas ligadas ao desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. É filiada à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE), que determina que, para ser considerado um centro de equoterapia, é necessário contar com profissionais de fisioterapia, psicologia e equitação, além de oferecer um local para as atividades que proporcionem atendimento de qualidade e conforto aos praticantes. Com ajuda de apoiadores (pessoas físicas e jurídicas), a Equoterapia Daoud disponibiliza também atendimento gratuito a pessoas de baixa renda. São realizados ainda atendimentos pelos convênios com Medical, Unimed e Frei Galvão.

APOIADORES

Boneca Makeup, Limeirense Fertilizantes, Terra Firme Empreendimentos Imobiliários, FC Joias, Roque Imóveis, Cotali Caminhões e Ônibus, Iochpe-Maxion, Tatu Pré-moldados, Visual Joias, CCS Tecnologia e Serviços, Mineração Barrocão, GF Brutos, Garcia Terraplenagem, Batistela Assessoria Imobiliária, Newmaq Eletrodomésticos, Bema Consultoria, Amigos do Bem e Presscom Comunicação.

PARCEIROS

Associação Limeirense de Autismo Mundo Melhor, Amigos Especiais de Limeira (AEL), Integrar Núcleo de Psicoterapia e Estimulação e Intensiva Clínica de Neuroreabilitação.