Crises convulsivas quando bebê deixaram sequelas em Tifany; equoterapia foi a solução para amenizá-las

Crises convulsivas quando bebê deixaram sequelas em Tifany; equoterapia foi a solução para amenizá-las

Em menos de dois anos de tratamento na Daoud, avó diz ter percebido “melhora significativa” na garota

Quando tinha 1 ano e meio de vida, Tifany Elisabeth Gonçalves de Souza enfrentou algumas crises convulsivas, que a levaram a ficar 10 dias na UTI. Por um período, inclusive durante a gestação, sua mãe, ainda adolescente, havia feito uso de drogas. A menina teve alta, mas passou a conviver com sequelas da epilepsia, como atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Tifany precisaria de terapias para amenizar essas consequências. Numa consulta, foi sugerido aos avós, que cuidam dela, que procurassem a equoterapia, método terapêutico reconhecido pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitacional e pelo Conselho Federal de Medicina desde 1997.

“Nos disseram que ajudaria muito a melhorar o equilíbrio dela”, conta Elisabeth, sua avó, que procurou a Equoterapia Daoud, liderada pelas sócias-proprietárias Ketilli Faber (pedagoga e equitadora), Daiany Balduíno (psicóloga) e Camila Nogueira da Cruz Silvestre (psicóloga) e que conta com uma equipe com cerca de 20 profissionais para atendimento de crianças a partir de 1 ano e meio, além de jovens e adultos.

Em julho de 2020, Tifany conseguiu um padrinho e foi aceita numa vaga destinada ao trabalho social desenvolvido pela Daoud. O principal objetivo da terapia com a garota, hoje com 10 anos, é a melhoria de seu equilíbrio e da mobilidade dos membros superior e inferior do lado direito.

“A Tifany gosta muito de fazer as sessões de equoterapia e notamos uma melhora significativa”, afirma Elisabeth. “Os profissionais oferecem a ela um atendimento com todo cuidado, carinho e respeito”.

Quando perguntada se recomendaria a Equoterapia Daoud para outras pessoas com alguma deficiência, a avó tem a resposta na ponta da língua: “Com certeza!”.

SOBRE A EQUOTERAPIA DAOUD

Em atividade desde 2003, a Equoterapia Daoud conta com uma equipe de profissionais de diversas áreas ligadas ao desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. É filiada à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE), que determina que, para ser considerado um centro de equoterapia, é necessário contar com profissionais de fisioterapia, psicologia e equitação, além de oferecer um local para as atividades que proporcionem atendimento de qualidade e conforto aos praticantes. Com ajuda de apoiadores (pessoas físicas e jurídicas), a Equoterapia Daoud disponibiliza também atendimento gratuito a pessoas de baixa renda.

APOIADORES

Limeirense Fertilizantes, Terra Firme Empreendimentos Imobiliários, FC Joias, Roque Imóveis, Cotali Caminhões e Ônibus, Iochpe-Maxion, Tatu Pré-moldados, Visual Joias, CCS Tecnologia e Serviços, Mineração Barrocão, GF Brutos, Garcia Terraplenagem, Batistela Assessoria Imobiliária, Bema Consultoria, Amigos do Bem, Advogado Odair Grégios Júnior, Danilo Camargo Imóveis e Presscom Comunicação.

PARCEIROS

Associação Limeirense de Autismo Mundo Melhor, Amigos Especiais de Limeira (AEL), Integrar Núcleo de Psicoterapia e Estimulação e Intensiva Clínica de Neuroreabilitação.