PROGRAMAS E PROJETOS

PROGRAMA HIPOTERAPIA

Programa essencialmente da área de saúde, voltado para as pessoas com deficiência física e/ou mental, é chamado em várias partes do mundo de hipoterapia. A ANDE-BRASIL também adota tal nome para este programa da Equoterapia. Neste caso o praticante não tem condições físicas e/ou mentais para se manter sozinho no cavalo, portanto, não pratica a equitação.
Necessita de um auxiliar-guia para conduzir o cavalo. Na maioria dos casos, também do auxiliar lateral para mantê-lo montado, dando-lhe segurança. A ênfase das ações é dos profissionais da área de saúde, precisando, portanto, de um terapeuta ou mediador, a pé ou montado, para a execução dos exercícios programados. O cavalo é usado principalmente como instrumento cinesioterapêutico.

PROGRAMA EDUCAÇÃO/REEDUCAÇÃO

Este programa pode ser aplicado tanto na área de saúde quanto na de educação/reeducação. Neste caso o praticante tem condições de exercer alguma atuação sobre o cavalo e pode até conduzi-lo, dependendo em menor grau do auxiliar-guia e do auxiliar lateral. A ação dos profissionais de equitação tem mais intensidade, embora os exercícios devam ser programados por toda a equipe, segundo os objetivos a serem alcançados. O cavalo continua propiciando benefícios pelo seu movimento tridimensional e multidirecional e o praticante passa a interagir com o animal e o meio com intensidade. Nessa modalidade, o praticante ainda não realiza atividades de equitação, então o cavalo atua como um instrumento pedagógico.

PROGRAMA PRÉ-ESPORTIVO

Também pode ser aplicado nas áreas de saúde ou educativa. O praticante tem boas condições para atuar e conduzir o cavalo e embora não pratique equitação, pode participar de pequenos exercícios específicos de hipismo, programados pela equipe. A ação do profissional de equitação é mais intensa, necessitando, contudo, da orientação dos profissionais das áreas de saúde e educação. O praticante exerce maior influência sobre o cavalo. O cavalo é utilizado principalmente como instrumento de inserção social.

REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS ATRAVÉS DA EQUOTERAPIA - CMDCA

Oferecer atendimento em Equoterapia no programa de hipoterapia para crianças com TEA, afim de contribuir para a melhora na comunicação social como também nos aspectos motores, cognitivos e de aprendizagem.
12 praticantes serão beneficiados com o projeto.

PROJETO EQUOAZUL

A equoterapia se mostrou um tratamento eficiente em crianças que apresentam o TEA (Transtorno do Espectro Autista) onde observa-se o desenvolvimento perceptivo, motor, hábitos de independência corporal, coordenação motora, área emocional, linguagem e no social desse indivíduo.
Com esses benefícios a serem alcançados em parceria com a Associação ALAMM (Associação Limeirense de Autismo Muno Mulher), foi desenvolvido o projeto EquoAzul, que consiste no atendimento de 22 crianças inscritas na Associação ALAMM, composto por uma equipe interdisciplinar de fisioterapeutas, psicólogas e equitadores desenvolvemos junto com o cavalo experiências para estimulação da linguagem, percepção e o reconhecimento do corpo, além do tato equilíbrio e inserção ao programa pré esportivo de hipismo.

FILANTROPIA

Contamos com uma lista de espera para atendimentos de equoterapia totalmente isento de custo ao praticante.